quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A vida necessita de amizade


Sem Amigos Ninguém Escolheria Viver
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que possuísse todos os demais bens; considera-se que até os homens ricos e aqueles que ocupam altos cargos e posições de autoridade precisam de amigos, ainda mais que todos, pois qual é a utilidade de tal prosperidade sem a oportunidade da beneficiência, exercida principalmente, e do modo mais louvável, em relação aos amigos? (...) Porém a amizade não é apenas útil, ela também é nobre; pois elogiamos aqueles que amam os seus amigos e ter muitos amigos é considerado algo valioso; pensamos que são as mesmas pessoas que são homens bons e são amigos.

Aristóteles, in 'Ètica a Nicómaco'

10 comentários:

hoft12 disse...

O ser humano, além de ser um ser social, é, mais que isso, um ser tribal/comunitário. O sacrifícios feito pela própria espécie são alguns. Mas os sacrifícios feitos pela sua tribo, ou seja, pelo seu círculo próximo de relacionamento, pelas suas amizades, são infinitos; e são infinitos no sentido de serem capazes mtas vezes de darem a própria vida.
É da nossa tribo que tiramos nosso modo de vida e nossa maneira de agir.
É assim hoje, e é assim há mais de 10000 anos. Isso porque a evolução demora milhões de anos pra mudar uma espécie.
Viver sozinho provavelmente esta mto longe da verdade. Pq certamente qm o tenta esta indo na contra-mão radical da sua própria natureza. Deixo então uma frase interessante que achei na net, apesar de nunca ter ouvido falar na autora (se bem q confiar em autoria vista na internet é um negócio complicado,rs):
"Viver sem amigos é como tentar tirar leite de um urso para o café da manhã. Dá muito trabalho e não vale à pena." (Zora Neale Hurston)

grupo gauche disse...

Pois é, amizade, até o naufrago teve que inventar o wilson! tudo por não aguentar a solidão. viver sem amigos sem se doar por outra pessoa, acho que o mundo seria mais fútil ainda... se é que se conseguiria. um sentimento como a amizade é tudo como tão bem foi descrito, e vindo de quem vem...

Jonathan disse...

É muito interessante uma coisa. Passaram-se mais de 2.000 anos e as afirmaços do Estagirita continuam validas hj. Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

koe doido , seu blog ta bem louco cara, ta muito bom mesmo ! parabens ai , pelo o que eu vi a cada dia vem postando algo bem interessante..esse post da amizade é bem legal .. todos nois temos que conviver de igual pra igual com cada um , amizade é sempre bom
abraço
Diego

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fala Felippe!
Vou assumir que não sou muito fan de filosofia mas eu gosto mto de história, e o seu blog tem umas materias sobre historia muito interessantes,continue assim sendo a pessoa que você é e boa sorte com o blog. :D

Leonardo Peres disse...

Recebi seus comentários em meus blogs e fico satisfeito em ver que consegui agradar com aquilo que escrevo. Não que a intenção seja agradar, mas apresentar aos leitores o que penso, gosto sinto e sobretudo acredito. Humanizar o mundo é uma de minhas crenças. No entanto, vejo que seu blog tem uma visão muito voltada para a reflexão, análise da sociedade. Penso que mudaremos nossa realidade no momento em que conseguirmos sintetizar a análise feita de nossa sociedade, colocando-a em prática partindo de nós mesmos.
Pode ter certeza que estarei acompanhando seu blog e que irei indicar no meu blog.
Abraços!

Unknown disse...

adorei...

um blog com selo CULT xD

Unknown disse...

Amizade é o bem mais precioso que possamos ter. =)

Anônimo disse...

Hehehe...."AMIGO"

Palavra do frankstein!!!