terça-feira, 28 de abril de 2009

Indicado ao TOPBLOG


Seja lá o que isso quer dizer...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Adivinhem o que é?



"Não tem forma, não tem jeito
Mas vê-se a longa distância
Não tem boca não tem peito,
Vence qualquer discordância."

Frase do dia...Vergílio António Ferreira


"Se um argumento fosse decisivo, não havia partidos políticos"

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Frase do dia...Plínio,o velho



"O homem é o único animal que não aprende nada sem ser ensinado: não sabe falar, nem caminhar, nem comer, enfim, não sabe fazer nada no estado natural, a não ser chorar"

sábado, 11 de abril de 2009

A Servidão da alma através do corpo...



A Saturação da Servidão
Hoje estão em causa, não as paradas, que é tudo em que as multidões são adestradas, ou a guerra, a que se convidam; está em causa toda uma dinâmica nova para criar o habitat duma humanidade que atingiu a saturação da servidão, depois de há milénios ter dado o passo da reflexão. As pessoas interrogam-se em tudo quanto vivem. A saturação da servidão não é uma revolta; é um sentimento de desapego imenso quanto aos princípios que amaram, os deuses a que se curvaram, os homens que exaltaram. (...) Mas foi crescendo a saturação da servidão, porque a alma humana cresceu também, tornou-se capaz de ser amada espontaneamente; tudo o que servimos era o intermediário do nosso amor pelo que em absoluto nós somos. Serviram-se valores porque neles se representava a aparência duma qualidade, como a beleza, o saber, a força; esses valores estão agora saturados, demolidos pela revelação da verdade de que tudo é concedido ao corpo moral da humanidade e não ao seu executor.
Um grande terror sucede à saturação da servidão. Receamos essa motivação nova que é a nossa vontade, a nossa fé sem justificação a não ser estarmos presentes num imenso espaço que não é povoado pela mitologia de coisa alguma. Somos novos na nossa velha aspiração: a liberdade é doce para os que a esperam; quando ela for um facto para toda a gente, damos-lhe outro nome.

Agustina Bessa-Luís, in 'Dicionário Imperfeito'

Frase do dia...Josh Billings


"É muito mais fácil arrependermo-nos dos pecados que cometemos do que daqueles que pretendemos cometer"

sábado, 4 de abril de 2009

Acerca da economia e das pessoas



Os Intelectuais e as Massas

Os intelectuais fazem a teoria, as massas a economia. Finalmente, os intelectuais utilizam as massas e através deles a teoria utiliza a economia. Por isso é-lhes necessário manter o estado de sítio e a servidão económica - para que as massas continuem a ser massas manobráveis. É bem certo que a economia constitui a matéria da história. As ideias contentam-se com conduzi-la. 

Albert Camus, in 'Cadernos'

Frase do dia...Louis Scutenaire



"Os ricos têm angústias, os pobres inquietações"